Pesquisar este blog

Translate This Post

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cronograma de implantação:5000 Prefeituras devem instalar transmissores digitais


O Sistema Brasileiro de TV Digital – SBTVD - está em implantação no Brasil desde 2006. Esta implantação é gradativa e todos os mais de 5000 municípios do país deverão estar com o sinal da TV aberta digital operando até 2016.
Os sistemas de distribuição de sinal de TV para os municípios do Brasil são feitos através de retransmissores com o sinal de cada rede existente, de acordo com os interesses das emissoras e das prefeituras. As cidades que as redes possuem geradoras de televisão investem em sua própria infraestrutura.
Muitas geradoras instalam, por seu próprio interesse, retransmissoras em cidades estratégicas para distribuir seu sinal para outros municípios. Estes “outros” municípios por sua vez instalam retransmissores próprios com investimento em equipamento  e infraestrutura da própria prefeitura,  com a devida autorização da rede de TV que está sendo retransmitida. Normalmente a prefeitura que tem interesse em ter a retransmissão de sinal de TV, procura as redes desejadas para conseguir suporte técnico, autorização e licença de retransmissão junto a ANATEL, bem como especificação dos equipamentos, altura da antena de transmissão,  potência e melhor local para instalação dos equipamentos que vão “cobrir” com o sinal de televisão aquele município. Isso ocorreu com o sistema analógico e agora deve ocorrer o mesmo com o sistema Digital.
Dos mais de mais de 5000 municípios que possuem retransmissão de TV no Brasil, a grande maioria é de propriedade das prefeituras
Neste momento importante de troca ou continuidade de gestão nas prefeituras no período de 2013 a 2017, os prefeitos herdarão a instalação dos retransmissores de TV aberta digital que, não é compatível com a TV aberta analógica. Isto significa que os municípios terão que instalar por conta própria, um retransmissor digital que, deverá operar em paralelo com o transmissor analógico já instalado, até 2016. Este é o prazo estabelecido pelo Ministério das Comunicações para que todos os retransmissores analógicos no país sejam desligados.  
Hoje no Brasil já temos instalados ou, em instalação, mais de 500 municípios  com o sistema de TV aberta digital.  Não podemos esquecer que em 2014 temos a Copa do Mundo que será retransmitida pela televisão. A qualidade da imagem e som da TV aberta digital é surpreendente, e não haverá telespectador que não queira assistir a copa com o sinal digital. 
O site do Forum SBTVD, possui um canal direto com o publico ,chamado de “fale conosco”, através do fale conosco, recebemos inúmeros questionamentos sobre o funcionamento do sistema e principalmente ,”quando ele chega a minha cidade?” (Só no mês de Fevereiro foram mais de 1000 questionamentos.
Por isso caros leitores , procurem a prefeitura de sua cidade, questionem aos prefeitos o que esta sendo feito para que o sinal digital chegue até sua cidade. No próximo més o Forum SBTVD estará dando inicio a uma campanha de esclarecimento aos prefeitos e candidatos, para que os mesmos iniciem o processo de troca dos transmissores analógicos ( que estão com os dias contados) ,para novos retransmissores digitais; ajudem o Forum nessa campanha.

7 comentários:

  1. Já que o Fórum fará uma comunicação com os prefeitos, poderia ser incluído um esclarecimento sobre as vantagens do operador de rede, como forma de otimizar investimentos, aumentar a quantidade de canais, e implementar em nível municipal o Canal da Cidadania, previsto no decreto 5.820, incentivando canais públicos locais (comunitários, legislativos, educativos, culturais, etc.).

    Att,
    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Alexandre acho importante a implementaçao de canais de cidadania, mas
    Infelizmente as coisas precisam ser tratadas separadamente, já é difícil tratar desse assunto com prefeitos/candidatos sobre a importancia do sinal digital chegar a até sua cidade. Envolver neste assunto os canais de cidadania, pode prorrogar ainda mais o tempo de aceite dessa questão. Sugiro que use ,argumentos como o da Lei da Ancine, para fortalecer suas bases perante as prefeituras.

    ResponderExcluir
  3. Tom, fiquei maravilhado pela existência do termo nexialista,pois a muito procurava um termo para representar o profissional que de fato existe entre os especialistas e os generalistas. Na minha visão, esses profissionais são capacizes de desenvolver estudos e pareceres em curta duração com peso de cursos pós-graduação lato sensu, dada a capaciadade de análise, o amor à pesquisa acadêmica e não aceitação às anàlises superficiais - e muitas vezes falhas - dos generalistas. Esses profissionais tem uma capacidade de assimilar conhecimento próximo aos especialistas com uma visão generalsita.

    Abs,
    Hiram Amaral

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Hiram, esse deve ser o objetivo de todos os profissionais da qui para frente !!

    ResponderExcluir
  5. Qual eo custo em media para a prefeitura?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Aqui você é livre para opnar, mas por favor, não utilize
palavrões e não faça aos outros o que não quer que façam a você.